ptenes
Slide

Alexandre Keiji Tashima

Possui graduação (2000) e doutorado (2007) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou pós-doutorado no Instituto Butantan/ICB-USP (2008-2009). Tem experiência em Proteômica, Peptidômica e Espectrometria de Massas. Também tem experiência em Termodinâmica de Equilíbrio de Fases, com ênfase em biomoléculas, eletrólitos voláteis e sistemas em estado supercrítico. Fez doutorado sanduíche na Delft University of Technology (TU-Delft, Delft, Holanda) em Processos Biotecnológicos e pós-doutorado em Proteômica no Instituto de Biomedicina de Valencia (IBV, Valencia, Espanha). Foi Professor Adjunto do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema entre 2009-2014. Em 2014 ingressou como Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Desde 2017 é Professor Associado do Departamento de Bioquímica da EPM/UNIFESP.

Ana Cristina Gales

Professor of Infectious Diseases and Head of the Laboratory Alerta at the Division of Infectious Diseases, Department of Internal Medicine at Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, Brazil. Dr. Gales’ research has been focused on the molecular epidemiology of multi-drug resistant bacteria and study of mechanisms of bacterial resistance to clinically significant antimicrobials. Dr. Gales is a full member of the Technical Chamber on Microbial Resistance in Health Services (CATREM), with the purpose of advising the Brazilian Health Surveillance Agency (ANVISA) in establishing standards and measures for monitoring, control, and prevention of antimicrobial resistance in Brazilian health services. She served as Chair of the Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility (BrCAST, 2017-2018). She is also an editor for mSphere®, and associate editor for The BrazilianJournal of Infectious Diseases, and the Journal of Global Antimicrobial Resistance.

Anderson Kazuo Nakano

Graduação, mestrado e pós-doutorado em arquitetura e urbanismo (FAUUSP) e doutorado em demografia (UNICAMP). Professor do Instituto das Cidades do Campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do Observatório de Lutas Urbanas.

Arnaldo Lopes Colombo

Médico Infectologista e Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo - Disciplina de Infectologia, Diretor Técnico do Laboratório Especial de Micologia-UNIFESP e Pesquisador IA do CNPq. Ao longo de sua carreira criou diversas redes de pesquisa para caracterizar a história natural de infecções por Candida spp., Aspergillus spp., e Trichosporon spp. em hospitais terciários, bem como a epidemiologia da resistência a antifúngicos e mecanismos moleculares envolvidos. Desde 2013 é consultor sênior do Global Action Fund for Fungal Infection. Desde 2016 é membro do Conselho Deliberativo da International Immunocompromised Host Society. Em 2018 foi indicado como acadêmico da European Confederation of Medical Mycology (FECMM). Desde 2018 atua como consultor internacional da Antimicrobial Resistance Division da Organização Mundial da Saúde, com foco no programa Global Antimicrobial Resistance and Use Surveillance System (GLASS-WHO). Além de suas contribuições na formação de recursos humanos e produção de conhecimento na área de Micologia Médica, foi…

Arthur Chioro

Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), com Residência em Medicina Preventiva e Social pela UNESP (1988). Mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011). Professor-adjunto C-III do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (área Política, Planejamento e Gestão em Saúde). Orientador permanente (mestrado e doutorado) e coordenador da Área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde do do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da EPM/Unifesp. Membro do Laboratório de Saúde Coletiva - Lascol. Foi secretário municipal de saúde de São Vicente-SP (1993-1996) e de São Bernardo do Campo-SP (2009-2014). Foi presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Foi Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e Ministro de Estado da Saúde (2014-2015).

Augusto Cesar

Graduado em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha - Universidade Santa Cecília (1990), doutorado em Ciências Biológicas - Universidade de Murcia, Espanha (2003), dois pós-doutorados na área de Ecotoxicologia Marinha - Universidade de Cádiz, Espanha - Cátedra UNESCO - UNITWIN-WiCop-Europe (2004 - 2007). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado junto ao Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar - Unifesp), com atuação na coordenação de projetos de pesquisa, cursos de graduação e programas de pós-graduação. Conta com experiência de mais de 30 anos nas áreas de ecotoxicologia aquática, ecologia marinha e meio ambiente. Possui diversos trabalhos publicados em revistas e livros relacionados a essas áreas, tanto em âmbito nacional, como internacional.

Bartira de Aguiar Roza

Professora Associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Graduada em enfermagem, residência em enfermagem cirúrgica, pela Escola Paulista de Medicina. Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Enfermagem-EPE-Unifesp. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE-Unifesp. Líder do Grupo de Estudos sobre Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos - GEDOTT / CNPq. Experiência na área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, com ênfase em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Editor Associado da Revista Acta Paulista de Enfermagem EPE / Unifesp. Membro do Departamento de Coordenação em Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos - ABTO. Membro Fundador do Woman in Transplantation Brasil - WIT. Membro da ITNS - International Transplant Nursing Society. Membro titular da Comissão Permanente de Biovigilância da ANVISA. Em 2018, passa a coordenar o projeto BRA / 10/008 - Implantação do Sistema Nacional de Biovigilância, junto…

Bruno Konder Comparato

Doutor em Ciência Política (FFLCH/USP), Professor Associado II no Departamento de Ciências Sociais da Unifesp, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unifesp (2015-2021), Diretor Acadêmico da EFLCH/Campus Guarulhos da Unifesp (2021-2025), Coordenador do Escritório de Integridade Acadêmica da Unifesp.

Camila Bertini Martins

Doutora (2013) em Ciências, Área Estatística, pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Mestre (2009) e Bacharel (2006) em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta de 09/14 a 09/16 do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, ICT-UNIFESP, Campus São José dos Campos. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Medicina Preventiva, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, Campus São Paulo. É professora-orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT) do ICT-UNIFESP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Metanálise, Análise de Sobrevivência e Confiabilidade, Inferência Bayesiana e Probabilidade e Estatística Aplicada.

Camila Takao Lopes

Enfermeira Especialista em Cardiologia, Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com período sanduíche na University of Iowa, EUA. É Professora Adjunta da Disciplina Enfermagem Fundamental do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), UNIFESP. Orientadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE-Unifesp. Fellow da NANDA International (NANDA-I) e Diretora do Diagnosis Development Committee da NANDA-I. Diretora de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção São Paulo (ABEn-SP) 2020-2022. Editora associada do periódico Acta Paulista de Enfermagem. Pesquisadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência em Sistematização da Assistência de Enfermagem (GEPASAE) da UNIFESP. Membro fundadora da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (REPPE). Membro do Grupo de Trabalho em Processo de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (2021-2022). Membro da Associação Brasileira de Enfermagem e da Heart Failure Association da European…

Carla Torres Braconi dos Santos

Nos últimos anos, contribuiu com trabalhos relevantes com arbovírus emergentes no Brasil, como: vírus Zika , vírus Chikungunya e o vírus da Febre Amarela. Tem grande experiência nas áreas de cultivo celular, diagnóstico e biologia molecular, sequenciamento de nova geração e proteômica de vírus. Estuda os mecanismos moleculares de especificidade na relação vírus-hospedeiro, modulação da replicação viral em diferentes linhagens celulares e avalia a resposta do hospedeiro frente a uma infecção viral.

Christiane de Arruda Rodrigues

É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1995) no Brasil. Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica (área de Engenharia de Materiais) pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Trabalhou como professora visitante no grupo do Prof. Krishnan Rajeshwar na Universidade do Texas em Arlington (UTA), Texas, EUA (2009). Atualmente, ela é Professora Associada do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Brasil. Seus interesses de pesquisa incluem processos eletroquímicos de oxidação avançada para tratamento de águas residuais e águas contaminadas, confecção de materiais nanoestruturados para processos fotocatalíticos, reatores eletroquímicos e fotoeletroquímicos, eletrossíntese de peróxido de hidrogênio in situ e fotoeletrorredução de CO2. É membro da Sociedade Internacional de Eletroquímica (ISE), Sociedade Brasileira de Eletroquímica e Eletroanálise (SBEE), Sociedade Iberoamericana de Eletroquímica (SIBAE) e Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Cristiane Damas Gil

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (1996) - IBILCE/UNESP, Mestrado em Morfologia (1999) e Doutorado em Ciências (2005) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Citologia e Biologia Celular. Atua como orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional (UNIFESP) e em Biociências (IBILCE-UNESP). Com o objetivo de desenvolver novos alvos terapêuticos para os processos inflamatórios, tem como enfoque o estudo de proteínas com atividades anti e proinflamatórias. Usando diferentes modelos experimentais in vivo e in vitro e análises histopatológicas, imuno-histoquímicas, farmacológicas e ultraestruturais, avaliamos os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na inflamação.

Cristiano Raminelli

Bacharelado em Química (1998) - Universidade Estadual de Londrina; Mestrado em Química Orgânica (2001) - Universidade de São Paulo - Orientadora: Profa. Dra. Antonia T. Amaral; Doutorado em Química Orgânica (2005) - Universidade de São Paulo - Orientador: Prof. Dr. João V. Comasseto; Pós-doutorado em Síntese Orgânica (2006) - Iowa State University (EUA) - Supervisor: Prof. Dr. Richard C. Larock; Supervisor do Laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento - Formil Química Ltda (2007); Pós-doutorado em Síntese Orgânica (2008) - Universidade de São Paulo - Supervisor: Prof. Dr. João V. Comasseto; Professor Adjunto - Universidade Federal da Grande Dourados (2011); Professor Associado - Universidade Federal de São Paulo - Campus de Diadema (Instituição Atual); Diretor da Divisão de Química Orgânica da Sociedade Brasileira de Química (2018-2020); Área de Atuação: Química Orgânica (Síntese Orgânica); Linhas de Pesquisa: 1) Catálise organometálica; 2) Geração e emprego de espécies reativas; 3) Síntese total de produtos naturais…

Daniela Gonçales Galasse Rando

A pesquisadora possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e doutorado direto em Curso de pós-graduação em Fármaco e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo com estágio sanduíche na University of Mississippi, Oxford, USA. Realizou pós-doutoramento na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, como bolsista FAPESP, na área de modelagem molecular por meio de metodologias de QSAR 3D e 4D, docking e dinâmica molecular. Foi pesquisadora e professora da Universidade Bandeirante de São Paulo e, atualmente, é docente associada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema, atuando nas disciplinas de Química-Farmacêutica, Tecnologia Químico-Farmacêutica e Desenvolvimento de Fármacos. Tem experiência na área de Química Farmacêutica Medicinal, atuando principalmente na síntese de novos bioativos antiparasitários, antihelmínticos, tuberculostáticos e antitumorais, bem como no uso das ferramentas de modelagem molecular para o desenvolvimento racional de novas moléculas e compreensão dos…

Daniela Oliveira de Melo

Professora Adjunta no ICAQF - UNIFESP, Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS -Unifesp D. Pós-Doutora pela USP em Saúde Pública, phD pela USP em Farmácia Clínica; Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pelo UNASUS/UFSC; Especialista em Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo IATS/UFRGS.

Danilo Tavares

Bacharel em Direito (PUC-SP) e Filosofia (USP). Doutor em Direito Econômico. Experiência na regulação jurídica de infraestrutura e políticas de fomento.

Décio Semensatto Junior

Bacharel em Ecologia (2001) e doutor em Geociências e Meio Ambiente (2006), ambos na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Rio Claro. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Ciências e Instituto Dom Luiz, da Universidade de Lisboa (Portugal). É Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Diadema, junto ao Departamento de Ciências Ambientais e ao Laboratory of Integrated Sciences (LabInSciences). Atuou como consultor autônomo na área de recursos hídricos, participando de equipe multidisciplinares para elaboração de EIAs-RIMAs. Atua nas áreas de Ciências Ambientais, de Ecologia de Comunidades, de Poluição de Recursos Hídricos e de Micropaleontologia do Quaternário. Temas de principal interesse: qualidade da água, recursos hídricos, serviços ecossistêmicos, foraminíferos, ecologia de comunidades, manguezais, estuários, poluição por microplásticos.

Denise Miyuki Kusahara

Enfermeira. Especialista em Cuidados Intensivos Pediátricos. Doutora em Ciências. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem.

Dulce Aparecida Barbosa

Graduação em Enfermagem, Mestrado em Biologia Molecular, Doutorado em Ciências da Saúde e Pós-Doutorado em Nefrologia pela UNIFESP. Professor Titular e Livre Docente, do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. Pesquisador 1B do CNPq. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP. Tem desenvolvido pesquisa na área clínica sustentada por metodologias laboratoriais da área básica com destaque a infecção hospitalar, insuficiência renal, morbidade e mortalidade relacionada ao atendimento à saúde de indivíduos portadores de afecções renais e HIV/AIDS, submetidos à terapia de alta complexidade. Diretora de Comunicação e Publicações da Associação Brasileira de Enfermagem; Editora Chefe da Revista Brasileira de Enfermagem, membro titular da Rede de Editores de Enfermagem do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde. Editor Associado e Revisor de vários periódicos internacionais; membro titular do Conselho Deliberativo da Rede de Bibliotecas da UNIFESP. Palavras chave: biovigilancia; infecção; morbidade;…

Eduardo Alexandrino Servolo Medeiros

Professor Associado da Disciplina de Infectologia, Livre-Docente, da Escola Paulista de Medicina, Unifesp. Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Paulo, Unifesp. Diretor Científico da Sociedade Paulista de Infectologia e Pesquisador do CNPq. Linhas de Pesquisa: Infecção Hospitalar e Risco Ocupacional; Resistência Microbiana e Novos Antimicrobianos; Covid-19. Foi Coordenador da Câmara de Graduação e do Curso de Medicina da EPM-Unifesp com importante envolvimento no processo de reforma curricular do Curso de Medicina. Atualmente, coordena o curso de graduação de Infectologia da EPM-Unifesp e o Programa de Residência Médica em Infectologia Hospitalar do HSP-Unifesp. Participa ativamente de diversos Comitês de Enfrentamento a Covid-19 no HSP-EPM-Unifesp, Secretarias Municipal da Saúde e da Educação de São Paulo e assessora a ANVISA, Ministério da Saúde, Fapesp e CNPq na elaboração de documentos técnicos e pareceres em projetos de pesquisa.

Elbert Einstein Nehrer Macau

Possui graduação (1984), mestrado (1989) e doutorado (1993) em Engenharia Eletrônica, sub-área Sistemas em Controle, todos obtidos no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Fez o pós-doutorado junto ao "Chaos Group" da Universidade de Maryland em College Park, sob a supervisão dos professores Celso Grebogi, Ed Ott e James Yorke. Atualmente é Professor Titular do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, membro de comitês científicos da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas, Sociedade Brasileira de Automática, International Astronautical Federation, Society for Industrial and Applied Mathematics e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, da qual ocupou o cargo de Diretor de Publicações entre 2009 e 2013. No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foi membro eleito do Conselho Técnico Científico da instituição, representando a carreira de pesquisa. É docente dos programas de pós-graduação da UNIFESP…

Fabiana Perrechil Bonsanto

Possui graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – campus Diadema e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UNIFESP. Possui experiência no desenvolvimento de hidrogéis, emulsões e micropartículas a partir do uso de biopolímeros e na área de reologia.

Fabio Augusto Faria

Fabio A. Faria é Professor adjunto do Instituto de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal de São Paulo (ICT/UNIFESP), com mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo IC-UNICAMP e estágio de pós-doutoramento no Australian Institute for Machine Learning (AIML) da The University of Adelaide. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Processamento de Imagens e Visão Computacional para aplicações eScience.

Fernanda Ferraz Camilo

Possui bacharelado em Química pelo IQ-USP (1996). Mestrado e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1998 e 2002, respectivamente). Pos-Doutorado na University of Wyoming - USA (2002-2004) e no IQ-USP (2005-2006). Desde 2006 atua como docente em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Bolsista Produtividade do CNPQ-Nível 2 (CA Química).Tem experiência em polímeros condutores, biomateriais, líquidos iônicos, nanomateriais, eletrólitos sólidos e síntese eletroquímica orgânica

Flávia Cristina Martins Queiroz Mariano

É doutora e mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desde 2014. É professora-orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT - Unifesp), atuando nas áreas de Processos e Produtos Tecnológicos e Tecnologia da Informação e Comunicação. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada, com ênfase em Metanálise, Modelos de Regressão, Modelos de Redes Neurais, Estatística Experimental e, recentemente, Estatística Forense.

Gabriela de Brelàz

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000), mestrado (2007) e  doutorado (2012) em Administração Pública e Governo também pela Fundação Getúlio Vargas - SP.  Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou como assessora de relações institucionais (2017-2020) e chefe de gabinete (2021) na gestão 2017-2021 da Unifesp. Presidente do Congresso Acadêmico da Unifesp em 2020 e 2021. Pesquisadora na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: advocacy e lobby, participação, TICs e sociedade civil, governo aberto, negócios de impacto, políticas em educação superior e em CT&I. 

Geórgia Christina Labuto Araújo

É professora na Universidade Federal de São Paulo (desde 2010), tendo sido professora na Universidade de São Paulo (2007-2010). Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado (2000) e doutorado (2004) em Química pela Universidade Federal de São Carlos, área de concentração Química Analítica, tendo desenvolvido pesquisa junto à Embrapa Pecuária Sudeste. Realizou doutorado Sanduíche pela Universidade de Coimbra (2003). Fez pós Doutorado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (2005) e na Universidade Nova de Lisboa (2019-2020). Coordena a HydroPoll (Rede Colaborativa de Pesquisa em Poluição da Água e Recursos Hídricos). Atua na área ambiental com foco em remediação, tendo como foco principal o tratamento de águas para consumo humano e de efluentes. Para tanto, atua em estudos de predição e priorização de contaminantes emergentes em corpos hídricos, prospecção de microplásticos em ambientes límnicos, desenvolvimento de materiais para adsorção de contaminantes emergentes e…

Girliani Silva de Sousa

Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem

Gustavo José da Silva Pereira

Professor Adjunto no Departamento de Farmacologia (2016), Campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Doutorado (2015) e Mestrado (2011) realizados no Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular pelo Programa de Pós Graduação em Farmacologia EPM/UNIFESP no Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular. Realizou Doutorado no Exterior no Laboratório de Biologia Celular e Molecular no Lazzaro Spallanzani National Institute for Infectious Diseases (INMI) e na Tor Vergata University em Roma, Italia (2013-2014). Realizou Pós-doutorado na UNIFESP (2015-2016). Possui intercâmbio científico com pesquisadores nacionais e internacionais: Tor Vergata University, INMI, University College of London e TIGEM (Telethon Institute of Genetics and Medicine). Atua principalmente na linha de pesquisa: Papel da Autofagia em Modelos Celulares de Doenças, na busca de novos alvos moleculares para a Obesidade, Câncer, Doenças Neurodegenerativas e COVID-19.

Helena Bonciani Nader

Helena B. Nader possui título de bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora titular da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013) e da ACAL ( Academia de Ciencias de América Latina, 2018). Recebeu diversas honrarias: Classe Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002); Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2008); Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Prêmio Scopus 2007 (Elsevier/Capes); Medalha de Ouro Moacyr Alvaro (2012); Medalha Mérito Tamandaré (Marinha do Brasil)…

Jair de Jesus Mari

Jair de Jesus Mari, Médico Psiquiatra, Ph.d. pelo King´s College, Instituto de Psiquiatria, Londres. Professor Titular e Chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Pesquisador Senior do CNPQ, Coordenador da Urban Mental Health Section e membro honorário da World Psychiatric Association.

João Paulo dos Santos Fernandes

João Paulo dos Santos Fernandes é bacharel em Farmácia pela Universidade Guarulhos (2003). Defendeu dissertação de mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2006) na área de Química Farmacêutica, onde desenvolveu pró-fármacos com atividade tuberculostática, e tese de doutorado pela mesma Universidade (FCF/USP - 2012), trabalhando com o desenvolvimento de ligantes de receptores histaminérgicos e serotoninérgicos. É docente em dedicação exclusiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde atua na área de Química Farmacêutica Medicinal, no curso de graduação em Farmácia e na pós-graduação, nos programas de Ciências Farmacêuticas e Medicina Translacional. Desenvolve projetos de pesquisa de planejamento, síntese e avaliação de novos compostos bioativos no sistema nervoso central, na inflamação e em doença infecciosas/negligenciadas.

José Ermirio Ferreira de Moraes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado Nível III da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes industriais, fotodegradação, otimização e reatores químicos e fotoquímicos (solares e também com o uso de fontes artificiais de radiação).

Juliana de Lima Lopes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2002), mestrado em Ciências (2008), doutorado em Ciências (2012) e Pós-doutorado (2018). Atualmente é Professor Adjunto III da Disciplina Enfermagem Fundamental da Universidade Federal de São Paulo e Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador 2 do CNPq. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Assistência Sistematização da Assistência de Enfermagem certificado pelo CNPq desde 1997 e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Simulação em Saúde certificado pelo CNPq desde 2018. Membro fundadora da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (REPPE). Membro efetivo da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, da NANDA-Internacional e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN).

Juliana de Souza Azevedo

Professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com mestrado em Biociências e Biotecnologia pela mesma Universidade. Possui doutorado em Oceanografia Química pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduiche na Universidade do Algarve (Portugal) e Pós-Doutorado em Química Ambiental e Metalômica de metaloprote[inas, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Na pesquisa, é líder do grupo de Toxicologia Aquática e Ecofisiologia de Peixes (AquaTox), desenvolvendo trabalhos relacionados a saúde de ecossistemas, ecotoxicologia aquática, oceanografia biológica e química com foco nas alterações e respostas primárias e secundárias expressas por organismos bioindicadores expostos a poluentes como metais e contaminantes emergentes.

Juliana Dreyfuss

Juliana Luporini Dreyfuss Regatieri é graduada em farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2001, mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP (2007) pós-doutorado em Medicina Translacional pela UNIFESP (2009) e pós-doutorado por no Harvard-MIT Biomedical Engineering Center, Health Sciences and Technology (HST) (2012). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Bioquímica e Chefe da Disciplina de Biologia Molecular da Universidadede Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). É professora orientadora do Programa de Pós Graduação em Biologia Molecular UNIFESP e membro do Laboratório de Glicobiologia. É pesquisadora afiliada do Health Sciences and Technology Department, Harvard-MIT. Suas linhas de pesquisa incluem temas em Bioquímica, Biologia Celular e Molecular e Medicina Translacional. As principais linhas de pesquisa visam estudar o papel de glico-componentes da matriz extracelular na biologia vascular, biomateriais aplicados ao tratamento do câncer e doenças degenerativas, e também a bioprospecção de drogas anti-angiogências…

Juliana Gardenalli de Freitas

Professora associada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Diadema. Engenheira Civil pela Universidade de São Paulo (2001), com mestrado em Engenharia Civil - Saneamento pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Earth Sciences pela Universidade de Waterloo (Canadá, 2009). Atua principalmente na área de contaminação e remediação de solos e águas.

Juliana Terzi Maricato

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2003) e possui Doutorado em Ciências (ênfase em Imunologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Microbiologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - EPM/UNIFESP e Pós-Doutorado em Virologia, também, pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Microbiologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo - EPM/UNIFESP, com estágio na University of Texas at El Paso (UTEP). Atualmente atua na área de Virologia, com interesse em: (i) tropismo viral (ênfase em neurotropismo); (ii) mecanismos de patogênese viral; (iii) estudo dos vírus como agentes moduladores de infecções e doenças de outras etiologias (ênfase em ERVs). Professora Adjunta do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP) onde coordena o Laboratório de Estudos em Virologia e Patogênese Viral (LEVIP).

Karen Spadari Ferreira

Graduada em Biomedicina desde 2002. Mestre e Doutora em Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas na Área de Análises Clínicas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Pós-Doutoramento na USP na área de imunologia de fungos e biologia molecular. Fui chefe do Setor de microbiologia, imunologia e parasitologia da UNIFESP - Campus Diadema, Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP - Campus Diadema e atualmente, sou Professora Associada da UNIFESP - Departamento de Ciências Farmacêuticas - Setor de Análises Clínicas e fui Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP. Tenho experiência na área de micologia, imunologia e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: células dendríticas na resposta imune contra fungos patogênicos, construção de proteínas (scFv) para ensaios de terapia gênica e estudo de vesículas extracelulares em leveduras de Sporothrix spp.

Karina Ramalho Bortoluci

Professora Associada do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM)/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mãe do Caique (21.03.1997) e do Lucca (15.03.2002). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Mackenzie (1992-1995), doutorado direto em Imunologia (1999-2003) e pós-doutorado em Imunologia (2003-2005) pela Universidade de São Paulo (USP). Possui título de livre-docente em Imunologia pela UNIFESP (2013). Foi pesquisadora visitante no Instituto Gulbenkian, Portugal (2004) e Genentech Inc., USA (2016). Foi Vice-Chefe (2010-2011) e Chefe (2012-2013) do Departamento de Ciências Biológicas e Coordenadora da Pós Graduação da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFESP (2017-2018). Foi Secretária Geral (2017-2018) e Vice Presidente (2020-2021) da Diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia. Faz parte do Keystone Symposia Programming Consultants e coordena os subgrupos de Bioexperimentação e Neurociências e Saúde Mental do Centro de Saúde Global da UNIFESP. Atua na área da imunidade inata, com foco no estudo de…

Leandro Augusto Calixto

Professor Adjunto na área de Controle de Qualidade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Estadual de Londrina (2005). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP). Visiting Scientist na United States Pharmacopeial and Convention (USP) em Rockville, MA, USA. Experiência no desenvolvimento de métodos analíticos e bioanalíticos por cromatografia líquida de alta eficiência e eletroforese capilar, técnicas de microextração e análises enantiosseletivas.

Lia Rita Azeredo Bittencourt

Médica Pneumologista com área de atuação em Medicina do SonoProfessora Livre Docente e Associada IV do Departamento de Psicobiologia-UnifespPró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2021-2024

Lilian Berton

Lilian Berton é Profa. Adjunto no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É doutora (2011/2016) e mestre (2009/2011) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - Universidade de São Paulo (ICMC - USP). Graduada em Análise de Sistemas (2004-2007) e Matemática (2005-2008) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Tem experiência em aprendizado de máquina e redes complexas. As principais aplicações de seu trabalho incluem análise de redes sociais, reconhecimento de padrões em imagens e dados climáticos, processamento de textos. É coordenadora do grupo de pesquisa PAttern Recognition And Network Analysis (PARANA).

Lucía Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002), Especialização em Saúde da Família (Modalidade Residência) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2005), Mestrado em Enfermagem em Saúde Mental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2007), Doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EE/USP (2011) e Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EE/USP (2016). Compõe o Escritório de Integridade Acadêmica da Universidade Federal de São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa SleepEMent (Sono, Ambiente e Saúde Mental) da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem em Saúde Coletiva, Saúde da Criança na Atenção Primária à Saúde, Saúde Mental, Comportamento Suicida, Cuidado à Família, Perdas…

Luciana Maria Cavalcante Melo

Assistente Social, Professora Adjunta do Curso de Serviço Social da UNIFESP, Campus Baixada Santista, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Fundamentos do Serviço Social: Ética, Formação e Trabalho.

Luciana R. Souza

Professora Adjunta do Departamento de Economia da Unifesp com pesquisas que enfatizam as políticas de combate à pobreza e às vulnerabilidades no Brasil e na América Latina.

Luciene Andrade da Rocha Minarini

É graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), fez Mestrado em Ciências Farmacêuticas, área de concentração Análises Clínicas (2005) e Doutorado em Biociências Aplicadas à Farmácia (2008) pela Universidade de São Paulo. De janeiro de 2007 a janeiro de 2008, realizou estágio de doutoramento sanduiche junto ao grupo do Dr. Patrice Nordmann na Université de Paris Sud, Paris, França. É Professora Associado da Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema, onde ministra as Unidades Curriculares Microbiologia Básica e Diagnóstico de Doenças Infecciosas e Parasitárias I e II para o curso de Farmácia. Atualmente é membro permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFESP, campus Diadema. Atualmente faz parte do subcomitê Veterinária (BrCastVet) do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast) e do Comitê Acadêmico "Salud Humana da Asociación de Universidades Grupo Montevideo".

Luiz Sidney Longo Junior

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo, doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na School of Chemistry - University of Nottingham, Reino Unido. Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal de São Paulo/Campus Diadema e pesquisador colaborador associado ao GlaxoSmithKline Carbon Neutral Laboratories da Universidade de Nottingham. Tem experiência nas áreas de Química, com ênfase em Síntese Orgânica e Química Medicinal, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: (1) estudo de metodologias de transformações orgânicas em condições sustentáveis e verdes aplicadas à síntese de compostos com potencial atividade antimicrobiana e antitumoral; (2) estudo das propriedades físico-químicas de líquidos iônicos e misturas eutéticas (deep eutetic solvents, DES) por Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios X e seu uso potencial como solventes alternativos e meios de imobilização de catalisadores para reações multicomponentes.

Marcos Gonçalves Quiles

Marcos G. Quiles is an Associate Professor at the Department of Science and Technology, Federal University of São Paulo, Brazil. He received his BS degree, with honours, in 2003 from the State University of Londrina, Brazil, and his M.Sc. and Ph.D. degrees in Computer Science from the University of São Paulo, Brazil, in 2004 and 2009, respectively. From January to July of 2008, Quiles was a Visiting Scholar in the Perception and Neurodynamics Lab at The Ohio State University, Columbus-OH-US. From January to December of 2017, Quiles was an Academic Visitor at the University of York, York-UK. His research interests include nature-inspired computing, machine learning, complex networks, and their applications in interdisciplinary problems.

Maria de Lourdes Moraes

Professora Associada no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - UNIFESP-campus Diadema. Possui bacharelado em Química Industrial pelo IQ- USP-São Carlos, mestrado e doutorado em Ciências (Química Analítica) e Pos-Doutorado (IQ- USP-SP). Tem experiência na área de cromatografia (líquida e gasosa) e em eletroforese capilar, atuando no controle de qualidade de plantas medicinais, medicamentos e cosméticos. Atua na área ambiental, tendo como linha de pesquisa o desenvolvimento de métodos para análise de contaminantes emergentes (CE) em águas para consumo humano e de efluentes, com ênfase em resíduos de hormônios e antibióticos. Para tanto, participa em estudos de predição e priorização de CEs em corpos hídricos. Está vinculada ao programa de pós-graduação em Análise Ambiental Integrada. É membro da Sociedade Brasileira de química (SBQ) e da rede Rede Colaborativa de Pesquisa em Poluição da Água e Recursos Hídricos (HydroPoll) (https://www.hydropoll.org). Site do grupo de pesquisa: https://labinsciences.webs.com/ Diretório grupo de pesquisa:…

Maria Jose da Silva Fernandes

Maria Jose da Silva Fernandes é Bióloga, Professora Associada e Chefe da Disciplina de Neurociência da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), é Membro eleito do Conselho Superior (Consu) e do Conselho do Campus São Paulo e ocupa o cargo de Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2021-2025).

Mariana Agostini de Moraes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014), com período sanduíche na Universitè Laval (Canadá) e no Massachusetts Institute of Technology (MIT - EUA). É professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, e atualmente está atuando como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPG-EQ), da Unifesp. Tem experiência na área de tecnologias químicas, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolímeros, biomateriais e sistemas de liberação de fármacos e compostos bioativos. Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/0644374691728856 Frente (s) de trabalho Inovação Farmacêutica e Diagnóstica Linhas de Pesquisa Processamento de polímeros naturais no preparo de membranas, hidrogéis e micropartículas Sistemas de liberação controlada de fármacos e compostos bioativos Biopolímeros para aplicações médicas Palavras chaves de pesquisa Biopolímeros, bioativos, biomateriais, filmes, membranas, hidrogéis, materiais avançados, liberação…

Mavilde G. Pedreira

Professora Titular e Livre Docente da do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq e membro do Comitê de Assessoramento de Enfermagem CA-EF do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa SEGTEC - Segurança, Tecnologia e Cuidado e do Laboratório de Experimentos de Enfermagem - LEEnf. É Adjunct Associate Professor na Menzies Health Institute de Queensland da Griffith University, Austrália.

Meiry Fernanda Pinto Okuno

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2004), especialização em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica pela Universidade Federal de São Paulo (2006) mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Pós-doutora pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Atualmente é Professor Adjunto da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, Envelhecimento, Qualidade de Vida com ênfase em Enfermagem.

Mirian Chieko Shinzato

Geóloga formada no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc/USP). Mestre e doutora em Ciências (área de Mineralogia Experimental) pelo IGc/USP. É docente do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo, onde leciona nos cursos de graduação (Ciências Ambientais, Química e Química Industrial) e pós-graduação (Análise Ambiental Integrada). Desenvolve pesquisa nas áreas de remediação ambiental e controle da poluição, empregando minerais como zeólitas e argilominerais, além de outros materiais naturais e sintéticos, no tratamento de água e efluentes contaminados por substâncias orgânicas e inorgânicas. Também desenvolve pesquisas nas áreas de caracterização e reaproveitamento de resíduos sólidos.

Mônica Antar Gamba

Enfermeira, mestre e doutora em epidemiologia, Professora Associada do Depto de enfermagem em Saúde Coletiva.

Mônica Marques Telles

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Ciências pelo PPG-Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (2001), doutorado em Ciências pelo PPG-Nutrição - Universidade Federal de São Paulo (2006) . Atualmente é docente do Departamento de Fisiologia da UNIFESP-CAMPUS SÃO PAULO. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: controle central da ingestão alimentar, serotonina, hipotálamo, leptina, obesidade, resistência à insulina, dietas hiperlipídicas, nutracêuticos, análise proteômica e microdiálise cerebral.

Monica Taminato

Professora Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Vice coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Enfermagem. Orientadora do Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da UNIFESP. Líder do Grupo de Estudos: Epidemiologia, Revisão Sistemática e Políticas em Saúde, certificado pelo CNPq desde 2011. Editor Associado da Revista Acta Paulista de Enfermagem. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Epidemiologia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à Saúde, Infecções transmissíveis, Infecções Sexualmente Transmissívies, Modelos em Saúde e Revisões Sistemáticas. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq- Nível 2

Nancy Bellei

Infectologista, virologista, pesquisadora em Viroses Respiratorias, consultora ad-hoc MS, OPAS/WHO

Newton Andréo Filho

Newton Andréo Filho é Professor Associado I da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp - campus Diadema, atuando nas Unidades Curriculares de Tecnologia Farmacêutica I e II. Também é docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Unifesp/campus Diadema. Foi vice-diretor acadêmico do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Unifesp - campus Diadema, coordenador do curso de Farmácia e Presidente da Câmara de Graduação do mesmo campus. Como pesquisador tem seus trabalhos voltados ao desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas multiparticuladas, como minicomprimidos e pellets, sistemas nanoestruturados lipídicos (nanopartículas, nanoemulsões e lipossomas) para a veiculação de agentes bioativos e filmes de alginato de cálcio obtidos por moldagem. Concluiu o doutorado em 2006 pela Universidade de São Paulo (USP), no Programa de Fármaco e Medicamentos, desenvolvendo formas farmacêuticas sólidas para didanosina; e mestrado em 1999 pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Programa de Ciências…

Nilmar Silvio Moretti

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2012). Realizou pós-doutorado no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia - UNIFESP e no Center for Infectious Disease Research - Seattle/USA, sob a supervisão do Dr. Ken Stuart. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia - Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. Atua principalmente no estudo do papel da acetilação proteica e de modificações de RNA no desenvolvimento e progressão da infecção de patógenos eucariotos, como os protozoários Leishmania. Além disso, trabalha na identificação de proteínas reguladoras nestes patógenos como possíveis alvos terapêuticos e na aplicação da metodologia de CRISPR/Cas para diagnóstico de patógenos humanos.

Nilton Évora do Rosário

Graduado e Doutor em Ciências Atmosféricas pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), atualmente estou como Professor no Curso graduação em Ciências Ambientais e no Programa de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. As minhas linhas de pesquisas envolvem estudos nos contextos de clima, mudanças climáticas e qualidade do ar, com particular foco na influência da poluição nos processos físicos atmosféricos e na qualidade do ar. Os recortes geográficos mais comuns na minha pesquisa são a Região Metropolitana de São Paulo, com foco nos efeitos climáticos e na qualidade do ar da poluição urbana, e América do sul, com o objetivo de entender a dinâmica e os efeitos radiativos da poluição gerada pelas queimadas.

Patricia Santos Lopes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Faculdades Oswaldo Cruz (1992), mestrado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Farmacêuticas, no Campus Diadema, fazendo parte do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFESP. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: papaína - veiculação em diversas formas farmacêuticas, manutenção da estabilidade e atividade enzimática; análise microbiológica de fármacos e substâncias ativas sintéticas ou naturais, principalmente com extratos com potencial atividade antimicrobiana; cultura celular de queratinócitos humanos; avaliação de citotoxicidade, fototoxicidade, genotoxicidade de substâncias ativas, fármacos e nanopartículas; avaliação da citotoxicidade e fototoxicidade de cosméticos utilizando equivalentes epidérmicos e dermo-epidérmicos; desenvolvimento de arcabouços (scaffolds) para produção de equivalentes dermo-epidérmicos; desenvolvimento e…

Patricia Xander Batista

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo campus Diadema. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia aplicada. A linha de pesquisa principal é focada em desvendar o papel de células B-1 em doenças infecciosas e parasitárias. Também estuda a influência das vesículas extracelulares (EVs) na interação parasita-hospedeiro e no sistema imunológico, explorando o potencial de EVs na modulação da resposta imune.

Paula Haddad

Graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Pós doutoramento no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Laboratório de Bioquímica do Instituto de Química da USP, Laboratoire de Dynamique de Fluides Complexes na Universidade Louis Pasteur - Strasbourg, França, Universidade de Konstanz, UK, Konstanz, Alemanha e Laboratório Nacional de Luz Síncronton, Campinas. Atualmente sou Professor Associada II na Universidade Federal de São Paulo- Campus Diadema/SP. Área de Pesquisa atual: Preparação, caracterização e aplicação biomédica de materiais nanoestruturados que atuam como carrreadores de fármacos no tratamento de doenças como câncer e distrofias. Orientadora de doutorado Tem experiência na área de Química, com ênfase em compostos organometálicos e na síntese e caracterização de nanopartículas metálicas e bimetálicas com aplicações biológicas. Currículo…

Paula Midori Castelo

Graduada em Odontologia (Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP), Especialista em Estatística Aplicada e Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Mestre e Doutora em Fisiologia Oral (UNICAMP) e Pós-Doutorado em Fisiologia (UNICAMP/FAPESP). Professora Associada do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, campus Diadema). Atua no ensino da Morfofisiologia Humana do Curso de Graduação em Farmácia e Bioquímica. Professora dos Programas de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas e Patologia (UNIFESP) e Odontologia (UNICAMP). Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP e Editora Associada do periódico Archives of Oral Biology (Elsevier). Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq 'Fisiologia Oral Clínica'.

Paulo Schor

Professor Associado livre docente e Diretor da Agencia de Inovação Tecnologica e Social da UNIFESP. Coordenador de Area de Pesquisa para Inovação da FAPESP

Ricardo Alexandre Galdino da Silva

Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual  Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Atualmente é professor na Universidade Federal de São  Paulo, Campus Diadema. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do Estado Condensado, atuando principalmente nos seguintes temas: transformações de fase,  diagramas de fase, cinética de reações no estado sólido.

Rodrigo Cayô da Silva

Professor Adjunto A - Nível II e Chefe do Setor de Biologia Molecular, Microbiologia e Imunologia do Departamento de Ciências Biológicas - DCB do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - ICAQF da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Diadema. Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Mestrado e Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Infectologia da UNIFESP, e Pós-doutorado pela Disciplina de Infectologia da UNIFESP. Realizou doutorado sanduíche (2009-2010) no Servicio de Microbiología do Hospital Universitário Marqués de Valdecilla - HUMV na Espanha. É orientador cadastrado dos Programas de Pós-graduação em Infectologia e em Microbiologia e Imunologia, ambos da UNIFESP. 

Sarah Gonçalves

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais (2005). Mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Doutorado Sanduíche realizado na Universitat Rovira i Virgili, URV, Reus/Espanha, com bolsa CAPES-PDEE. Pós-doutorado na UNIFESP (2011-2016) pelo mesmo programa supracitado, com bolsa CAPES-PNPD, com estágio no Hospital Canisius Wilhelmina Ziekenhuis, Nijmegen, Holanda, desenvolvendo estudo colaborativo que avaliou mecanismos de resistência a triazólicos em isolados de Aspergillus fumigatus.

Simone Georges El Khouri Miraglia

Professor Livre-Docente Associado III do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. Líder do Laboratório de Economia, Saúde e Poluição Ambiental (LESPA). Engenheira Civil e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Tem conduzido estudos sobre Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) e valoração econômica ambiental dos impactos da poluição atmosférica na saúde. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, com ênfase em Economia Ambiental, Poluição Atmosférica, Valoração Econômica Ambiental, Avaliação de Impacto em Saúde (AIS), Sustentabilidade e Saúde Ambiental.

Soraya Smaili

Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi Pesquisadora Visitante no NIH e fellow da Fogarty Foudation. Estabeleceu e coordenou os Laboratórios de Microscopia de Alta Resolução e Laboratório de Microscopia Confocal. Coordena o Laboratório de Sinalização e Morte Celular/Farmacologia Molecular. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Unifesp. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), membro do Diretorio Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Foi Presidente da Comissão de CT da Andifes e da Iniciativa da Ciencia e Tecnologia no Parlamento; foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidencia da República; do…

Sue Yazaki Sun

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1984. Residência médica em ginecologia obstetrícia na Escola Paulista de Medicina, Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Obstetrícia - UNIFESP/EPM, pós doutorado na Harvard Medical School na área de doença trofoblástica gestacional

Suzan Pantaroto de Vasconcellos

Possui mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atuou como pesquisadora colaboradora da Divisão de Recursos Microbianos (bolsista pós-doc FAPESP) no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Biológicas, Químicas e Agrícolas CPQBA - Unicamp, nas áreas de Microbiologia Aplicada e Metagenômica. Tem experiência em Biocatálise, Microbiologia Industrial e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metagenômica, genética de microrganismos, biocatálise e biogeoquímica. Foi pesquisadora visitante no CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation) - Sydney, Austrália. Também foi pós-doutoranda na Universidade de Groningen (Holanda), junto ao grupo de pesquisas do Prof. Dr. Marco W. Fraaije. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Diadema, junto ao curso de Ciências Ambientais, nas disciplinas de Microbiologia Geral e Transformações Microbiológicas no Meio Ambiente. É coordenadora da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa do ICAQF-UNIFESP…

Tereza da Silva Martins

Professora Associada do Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada (1994) e Especialização em Química - Lato Sensu (1994) pela Universidade Camilo Castelo Branco, Mestre em Ciências (2001) e Doutora (2004) em Química Inorgânica pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2005-2008). Atua como orientador no Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (Área de Concentração Química/Nanomateriais) e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (UNIFESP) de julho de 2013 a julho de 2016, foi membro do Comitê Técnico de Pesquisa da UNIFESP e membro do Conselho Científico da revista EntreTeses. Atualmente membro titular no Conselho do Departamento de Química, e do Conselho dos Cursos de Farmácia, Química e Química Industrial da Unifesp. Tem experiência…

Thiago da Silva Domingos

Professor Adjunto da disciplina Enfermagem em Saúde Mental do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica - Escola Paulista de Enfermagem - Universidade Federal de São Paulo. Mestre e Doutor em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Botucatu - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Vanessa Moreira

Graduação pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Araraquara-SP (1998), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2002), doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutorado pelo Instituto Butantan em 2008-2009. Em 2009 realizou pós-doutoramento no Institut de Pharmacologie Moleculaire et Cellulaire-CNRS-França, até 2010. Retomou o pós-doutorado no Instituto Butantan até 2012. Entre 2012-2014 realizou pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP em metabolômica humana, adquirindo também conhecimento sobre a abordagem lipidômica. Atualmente é docente da Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Farmacologia, Disciplina de Farmacologia Celular. Tenho experiência na área de Análises Toxicológicas, Farmacologia da Inflamação e Toxinologia.

Wagner Luiz Batista

Professor Associado III do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Campus Diadema. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1996 - 2000), doutorado direto em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2001 - 2006) e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de São Paulo (2006 - 2009). Foi chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas (2016 - 2019). Atualmente, é vice-diretor do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) UNIFESP - campus Diadema. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia Molecular e Bioquímica de microrganismos e trabalha com sinalização celular redox em fungos patogênicos, fatores de virulência e alvos farmacológicos.