ptenes
Slide

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais (2005). Mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pelo Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias. Doutorado Sanduíche realizado na Universitat Rovira i Virgili, URV, Reus/Espanha, com bolsa CAPES-PDEE. Pós-doutorado na UNIFESP (2011-2016) pelo mesmo programa supracitado, com bolsa CAPES-PNPD, com estágio no Hospital Canisius Wilhelmina Ziekenhuis, Nijmegen, Holanda, desenvolvendo estudo colaborativo que avaliou mecanismos de resistência a triazólicos em isolados de Aspergillus fumigatus.

Atua desde 2016 como professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Centro de Investigações em Micologia Médica (CIMM). Em 2017, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas da UFES como Professora efetiva. Atua nas áreas de taxonomia, filogenia, diagnóstico, susceptibilidade in vitro, virulência e biologia molecular de fungos de importância clínica. Suas publicações mais relevantes se concentram em estudos fenotípicos, moleculares, filogenéticos e resistência antifúngica em fungos filamentosos, em particular Aspergillus e fungos demáceos.

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/1018708169217296

Frente (s) de trabalho

Mudanças Climáticas - Saúde e Meio Ambiente

Linhas de Pesquisa

Micologia médica e básica

Palavras chaves de pesquisa

Fungo, micologia, resistência a antifúngicos, antimicrobianos, doenças infecciosas, micoses, taxonomia da fungos, diagnóstico micológico.

Projetos

Impacto da pandemia por COVID-19 sobre a dispensação de antimicrobianos e a resistência microbiana

Impacto da Colonização oral por Candida spp. no desenvolvimento de candidíase oral e invasiva em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva em Vitória-ES

Evolução clínica, epidemiologia e adesão no tratamento da Paracoccidioidomicose no HUCAM/UFES.

Identificação polifásica e diversidade genética de Sporothrix isolados de humanos e felinos no estado do Espírito Santo

Ocorrência de fungos filamentosos no ar de unidades hospitalares que assistem pacientes com desordens hematológicas