MISSÃO
A nossa missão é promover e garantir a saúde global, atuando na prevenção, detecção, compreensão e apresentação de soluções rápidas para o controle de doenças infecciosas emergentes; no estabelecimento de sinergias entre academia, gestores públicos e complexo industrial da saúde com vistas ao desenvolvimento de novas tecnologias para o setor e; no auxílio no desenvolvimento de políticas públicas comprometidas com o conceito de saúde única.
VALORES
-
Atuar pela equidade de gênero, orientação sexual, raça, cor, etnia, religião, procedência nacional e condição social no acesso à saúde e a inovações tecnológicas na área da saúde.
-
Abordar doenças infecciosas dentro do contexto de saúde única, integrando pesquisas em animais silvestres, de criação, de companhia e sinantrópicos, regiões de expansão agrícola e diferentes ecossistemas do nosso meio.
-
Promover a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e o desenvolvimento de pesquisas translacionais na criação de um sistema de inovação capaz de contribuir para detecção precoce e controle de doenças infecciosas emergentes.
-
Atuar em consonância com organizações nacionais e internacionais comprometidas com a promoção da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apoiar o aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância de sinais de alerta para futuras emergências e/ou disseminação de novos patógenos, integrando pesquisas da saúde humana, animal e ambiental.
- Fomentar a formação de núcleos de pesquisa multidisciplinar para avaliar agentes emergentes em relação a suas características (patogenicidade, transmissibilidade, virulência), resposta do hospedeiro, história natural da doença e mecanismos de resistência a antimicrobianos.
- Articular a academia e centros de pesquisa (nacionais e internacionais) com o complexo industrial da saúde para viabilizar o desenvolvimento e a validação clínica de novas tecnologias em saúde para detecção e controle de doenças emergentes.
- Promover estudos sobre os determinantes ambientais, econômicos e sociais da emergência e disseminação de patógenos, assim como o impacto destes agentes sobre os indicadores de desenvolvimento socioeconômico e de saúde.
- Auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento de patógenos emergentes e reemergentes no contexto de saúde global.