Slide

É graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), fez Mestrado em Ciências Farmacêuticas, área de concentração Análises Clínicas (2005) e Doutorado em Biociências Aplicadas à Farmácia (2008) pela Universidade de São Paulo. De janeiro de 2007 a janeiro de 2008, realizou estágio de doutoramento sanduiche junto ao grupo do Dr. Patrice Nordmann na Université de Paris Sud, Paris, França. É Professora Associado da Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema, onde ministra as Unidades Curriculares Microbiologia Básica e Diagnóstico de Doenças Infecciosas e Parasitárias I e II para o curso de Farmácia. Atualmente é membro permanente do programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFESP, campus Diadema. Atualmente faz parte do subcomitê Veterinária (BrCastVet) do Comitê Brasileiro de Teste de Sensibilidade a Antimicrobianos (BrCast) e do Comitê Acadêmico "Salud Humana da Asociación de Universidades Grupo Montevideo".

Currículo Lattes

Frente (s) de trabalho

Eixo: Mudanças Climáticas - Saúde e Meio Ambiente

Inovação Farmacêutica e Diagnóstica

Linhas de Pesquisa

A linha de pesquisa é voltada ao estudo fenotípico e molecular da resistência aos antimicrobianos em Gram-negativos e ao diagnóstico epidemiológico molecular de infecções bacterianas de interesse clínico, com maior ênfase no isolamento e identificação bioquímica e molecular de microrganismos, detecção e caracterização de genes de resistência e genotipagem de microrganismos utilizando técnicas moleculares.

Caracterização de mecanismos de resistência aos antimicrobianos em microrganismos de importância clínica e ambiental. Busca por novos alvos terapêuticos em microrganismos Gram-negativos.

Contribuições da linha de pesquisa e eixo temático

Atua na caracterização fenotípica e molecular de microrganismos de origem clínica e ambiental buscando entender as relações, rotas e os impactos da  disseminação e manutenção de diferentes mecanismos de resistência aos antimicrobianos em diferentes cenários, abrangendo a saúde humana, veterinária e do meio ambiente. Em seus estudos tem buscado compreender como os microrganismos e seus elementos genéticos móveis que carregam tais mecanismos de resistência e virulência se comportam frente a várias classes de medicamentos encontrados dispersos no ambiente.

Palavras chaves de pesquisa

Resistência bacteriana, resistência aos antimicrobianos, técnicas moleculares, microbiologia, resistência microbiana; antimicrobianos; epidemiologia; caracterização molecular.

Projetos

Determinação de resíduos de antimicrobianos e verificação de microrganismos resistentes em águas da Represa de Guarapiranga, SP (Mestrado)

Epidemiologia molecular de isolados de Acinetobacter spp e Klebsiella spp resistentes aos carbapenêmicos obtidos em Diadema, SP

Evolução da resistência à fosfomicina e caracterização de mecanismos associados em isolados clínicos de Escherichia coli obtidos em São Paulo