Slide

João Paulo dos Santos Fernandes é bacharel em Farmácia pela Universidade Guarulhos (2003). Defendeu dissertação de mestrado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2006) na área de Química Farmacêutica, onde desenvolveu pró-fármacos com atividade tuberculostática, e tese de doutorado pela mesma Universidade (FCF/USP - 2012), trabalhando com o desenvolvimento de ligantes de receptores histaminérgicos e serotoninérgicos. É docente em dedicação exclusiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde atua na área de Química Farmacêutica Medicinal, no curso de graduação em Farmácia e na pós-graduação, nos programas de Ciências Farmacêuticas e Medicina Translacional. Desenvolve projetos de pesquisa de planejamento, síntese e avaliação de novos compostos bioativos no sistema nervoso central, na inflamação e em doença infecciosas/negligenciadas.

Sócio efetivo da European Histamine Research Society (EHRS) e da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF). É revisor de diversos periódicos internacionais e membro do corpo editorial dos periódicos Pharmaceutics e Journal of Tuberculosis Research. Lidera o grupo de Síntese de Moléculas Bioativas (SiMBio), do Laboratório de Insumos Naturais e Sintéticos (LINS) da UNIFESP.

Frente (s) de trabalho

Inovação Farmacêutica e Diagnóstica

Linhas de Pesquisa

Planejamento de compostos multialvo para doenças complexas.

Palavras chaves de pesquisa

Química medicinal, modificações moleculares, planejamento de moléculas bioativas

- Planejamento e avaliação de moléculas multialvo para desordens cognitivas

- Modificações para otimização de protótipos naturais contra doenças negligenciadas e infecciosas